Qual a principal diferença entre as estrias vermelhas e as brancas

A diferença entre elas é o tempo que elas surgiram. As vermelhas são mais recentes, já as brancas mais antigas. As estrias recentes estão passando por um processo inflamatório que danifica as fibras de colágeno. As brancas já estão no processo de cicatrização. Quando o tratamento é aplicado logo que as estrias vermelhas aparecem, você está diminuindo todo o processo inflamatório evitando a destruição total das fibras, por isso o tratamento nessa fase funciona melhor.

creme caseiro para as estrias

Dá para acabar com as estrias?

Segundo os dermatologistas, uma declaração é unânime:

“Nunca falamos em cura, apesar de algumas pessoas terem uma recuperação muito grande, tornando as estrias jovens quase imperceptíveis”.

Quanto mais cedo é feito o tratamento, melhores são os resultados, e se a estria ainda for vermelha, mais ainda. As estrias também são diferentes em relação à largura e local de aparecimento, aí quanto mais fina melhor o resultado do tratamento. Vale dizer que tudo depende da genética, da idade, da produção de colágeno individual e até mesmo da alimentação.

O resultado é variável e depende da localização das estrias, os seios apresentam resultados mais rápidos, da largura e espessura.

Como faço para cuidar das estrias em casa?

“Em casa, o paciente pode fazer uso de estimulantes de colágeno (ácido retinóico) à noite, retirando pela manhã e aplicar um hidratante, uso de formadores de colágeno via oral, uma dieta rica em proteína e antioxidantes”, indica a Dra. Daniela Schmidt Pimentel.

Outra forma de cuidar das estrias em casa é usando a babosa.

Babosa para tratar as estrias

Também conhecida como aloe vera, a babosa é uma planta rica em nutrientes como lignina, saponinas, minerais como cálcio, potássio, magnésio, zinco, cromo, cobre, ferro e manganês; betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, colina e ácido fólico.

A riqueza de nutrientes presentes na babosa confere a esta planta um grande poder, sendo, inclusive, o ingrediente-chave de um ótimo remédio caseiro para acabar com as estrias.

Para preparar o creme de babosa, o azeite de oliva também é utilizado. Graças ao ácido oleico, o azeite possui um enorme poder de hidratação, nutrindo a pele ressecada. O ácido oleico também forma um tipo de “filme” sobre a epiderme, reduzindo a perda de água sem oleosidade. Por ser rico em substâncias antioxidantes, o azeite também ajuda a minimizar a ação maléfica dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ou seja, o creme de babosa e azeite de oliva possui substâncias antioxidantes e que hidratam profundamente a pele.

A seguir, aprenda a preparar este poderoso creme de babosa e azeite de oliva:

Receita do creme de babosa

Ingredientes:

– 2 colheres de chá de azeite de oliva;
– 1 folha de babosa.

Modo de preparo:

Limpe bem a folha de babosa e retire a polpa (baba) dela. Coloque em um recipiente, adicione o azeite de oliva e misture bem. Mantenha o creme em um recipiente fechado dentro da geladeira. Este creme pode ser aplicado nos glúteos, pernas, mamas e barriga, duas vezes ao dia, até que o resultado seja satisfatório.

Como a gente sabe, eliminar as estrias não é fácil, por isso, é necessário ter paciência e persistir com o tratamento. Este remédio caseiro também pode ser usado como uma maneira de prevenir as novas estrias.

Além dessas receitas caseiras, tem outro post de qual o melhor creme para estrias.