Só a gente sabe o quanto a gente sofre, não é? Aparece tudo que é problema: pele oleosa, ressecada, cravos, espinhas… cansa só de pensar.

Como não dá para escapar de todos esses probleminhas, a gente pede ajudinha para nossas maquiagens e protetores. Mas eles não são suficientes para manter a pele jovem e saudável.

Além dos creminhos, dá pra procurar os tratamentos estéticos: esfoliações, peelings, limpeza de pele, liftings

Para a gente ter uma pele bonita não tem segredo ou milagre, só alguns cuidados básicos. Com algumas dicas simples, um pouco de dedicação e os produtos certos dá para ficar com a pele de porcelana que eu e você queremos.

Nessa série de artigos vou trazer várias formas de como podemos ter uma pele bonita, desde os passos simples, até os mais elaborados.

Aqui vou começar com os cuidados básicos para você fazer no dia a dia e manter essa pele sempre uma maravilha!

Beba Bastante Água

beber água ajuda a manter a pele hidratada

Manter o corpo hidratado é uma das formas mais fáceis e baratas de ter uma pele saudável. Beber pouca água vai te fazer ter uma pele ressecada, com rachaduras e aqueles risquinhos. Além disso, também vai afetar a elasticidade, deixando com um aspecto mais envelhecido.

A pele frágil pode gerar para algumas pequenas lesões na pele, aumento das rachaduras e do ressecamento. Podendo até gerar problemas maiores, como crises de eczema, por exemplo.

Então sempre beba água ao longo do dia para ter uma pele hidratada. Existem até alguns aplicativos que podem ajudar a te lembrar, só dá uma pesquisada na Play Store ou na App Store.

Cuidado com a Exposição ao Sol

mulher com protetor solar no rosto para uma pele bonita

Outro fator que envelhece muito a pele é a exposição constante e prolongada ao sol, principalmente sem filtro solar.

A exposição adequada ao sol até ajuda a manter uma pele saudável, não importa seu tom de pele, todo cuidado é necessário. Além da pele, o sol também pode agredir o cabelo, deixando ele mais fraco, como falei em outro artigo.

Pessoas com pele mais claras são mais sensíveis e podem desenvolver rugas e problemas de pele mais fácil. Então o uso do protetor solar adequado é obrigatório. Com tons mais escuros podem escolher protetores com nível de proteção mais baixo, mas também é recomendado sempre usar.

Exercícios Físicos são Ótimos Aliados

Fazer atividade física, principalmente aliada com uma alimentação adequada, ajuda a eliminar toxinas do nosso corpo e manter todo o organismo funcionando perfeitamente.

O tipo de atividade não importa, pode ser aeróbico, academia, funcional (cross-fit), bicicleta…

Você que escolhe qual vai ser, mas desde que esteja em movimento.

Tenha uma Alimentação Forte

Você com certeza já ouviu que chocolate causa espinha, não é? E se eu te disse que o problema não é o chocolate, mas sim o açúcar.

Ele é o grande vilão.

Vários estudos já provaram que o açúcar é responsável por uma série de inflamações no corpo, causando envelhecimento precoce e outros probleminhas.

Então para se livrar das espinhas e outras inflamações na pele, como o eczema, reduza (ou elimine) o açúcar da sua dieta e passe a seguir uma alimentação forte, rica em proteínas e carboidratos de qualidade.

Essa novo estilo de vida vai te ajudar a eliminar as toxinas e ter uma pele hidratada e com brilho naturalmente.

Identifique Primeiro os Problemas

Se você tem algum problema na pele, seja no rosto ou no corpo, se concentre primeiro em identificar o que é e sua causa principal.

Se for necessário, procure um médico dermatologista para pesquisa o motivo. Assim você vai poder tratar da forma adequada.

Do que adianta usar muita maquiagem para esconder suas espinhas se você não está cuidando para diminuí-las? A causa principal delas pode ser a oleosidade da sua pele ou até muito açúcar no sangue.

Outro exemplo…

cuidados com a pele para evitar maquiagem para cobrir olheiras

Você não tem o hábito de não dormir o suficiente e acorda com aquelas olheiras enormes. Para disfarçar vai e aplica duas camadas de máscara todos os dias.

Vale a pena mesmo?

O melhor é dormir o suficiente para diminuir o uso da maquiagem para cobrir-las, podendo deixar sua pele respirar. Além disso, uma boa noite de sono ajuda ao corpo a se regular, mantendo sua saúde com qualidade.

Nossa Pele Também Precisa de Descanso

Eu sempre adorei comprar cosméticos para a pele. Um dos meus passatempos favoritos é ir na seção dos cosméticos nas farmácias e ficar escolhendo novos cremes e loções para testar.

Já usei várias marcas para tratar oleosidade da pele. Sem nenhuma orientação profissional. Até que um belo dia, com a pele já sensível, acabei tendo uma crise de eczema.

Toda minha pele do rosto e do pescoço ficou vermelha, irritada e alguns pontos até ferida. Tenho algumas fotos que tirei para acompanhar o tratamento, mas não gosto nem de ver…

Tive que passar um ano inteiro sem usar nada, só a medicação. Hoje tenho todo o cuidado e ainda sim tenho umas recaídas leves, de vez em quando.

Foi aí que aprendi que a gente tem que dar um tempo para a pele poder respirar e regenerar.

Antes de dormir sempre ter o cuidado de limpar toda a maquiagem corretamente, limpando os poros para evitar infecções, por exemplo.

Outra coisa que a gente sempre faz é o de cutucar os cravos e espinhas sem se preocupar que os dedos podem estar sujos, sendo uma porta de entrada para alguma infecção.

Então sempre lembre:

Não cutuque!

Hidrate Sempre!

Um hábito que eu criei nos últimos meses e minha pele agradeceu, foi o de passar hidratante todas as noites, no corpo todo. Mesmo tendo a pele do rosto muito oleosa, o mesmo não funciona para o resto do corpo.

A poluição e o clima afetam muito nossa pele. Muito frio junto com o ar muito seco deixam a pele muito ressecada, já o oposto deixa tudo muito oleoso.

É sempre uma batalha para ficar com a pele saudável.

Daí fico com as pernas e braços muito ressecados, fazendo aqueles risquinhos e em alguns pontos quase rachando.

Para evitar isso, use um creme hidratante adequado para manter a pele hidratada. Só preste atenção se ele não vai deixar sua pele muito oleosa, isso é sinal que seu corpo vai manter sua pele hidratada naturalmente.