A época que para muitas mamães é especial: a gestação. Mas infelizmente também surgem alguns vilões durante esse período. Um desses vilões são as estrias, que podem aparecer durante a gravidez e se não tratadas ficarem para o resto da vida. Durante a gravidez elas tendem a surgir mais na região abdominal e nos seios.

A boa notícia é que hoje já existem diversas alternativas para reduzir e até prevenir o surgimento de estrias. Mas para isso é preciso alguns cuidados na pele antes, durante e depois da gravidez.

Já expliquei como surgem as estrias em outro post, então você pode conferir lá para tirar a dúvida.

Aqui vou focar em maneiras para você evitar que apareçam estrias durante sua gravidez.

prevenir-estria-gestação

1 – Cuidado com o peso

Durante os nove meses da gestação é recomendado que só engorde 12 kg. Esse peso garante que a pele não sofra muito estiramento, fazendo com que seja mais difícil o surgimento das estrias.

Além do peso, também tome cuidado com a alimentação. Procure comer coisas saudáveis para manter o corpo rico em nutrientes para você e seu bebê.

2 – Usar cremes e óleo hidratantes

O uso de cremes hidratantes ou de óleo que são ricos vitaminas E, que mantem a hidratação da pele ao longo do tempo e diminuem a chance de aparecimento das estrias. Mas sempre consulte seu médico antes de usar algum creme, para ter certeza que não vai fazer nenhum mal ao seu bebê. Já avisando que os cremes que possuem o ácido retinóico não devem ser usados durante a gestação. No post sobre cremes para estrias na gravidez e nos outros períodos, eu falo mais sobre isso.

3 – Alimentos ricos em vitaminas C, E e B5

A alimentação é fundamental em uma pele saudável. Alimentos cítricos são ricos em vitamina C e em substâncias antioxidantes que agem estimulando a produção de colágeno, fundamental no cuidados das estrias. A vitamina E age na proteção das células do organismo e age também com um anti-envelhecimento. Os alimentos com vitamina B5 ajudam a promover a renovação celular. Além desses nutrientes as proteínas ajudam bastante na recuperação do tecido.

4 – Usar roupas íntimas adequadas

Escolha roupas adequadas e confortáveis que ajudem a segurar a barriga e as mamas, com a menor pressão possível. Sempre procure manter a circulação sanguínea adequada, para diminuir as chances de aparecimento das estrias.

5 – Fazer exercícios físicos regularmente

Outra grande forma de evitar as estrias na gravidez é a prática dos exercícios físicos. Isso por que ajuda na manutenção do peso e também na criação de nutrientes que são essenciais para o corpo. Lembrando que não são todos os exercícios que as grávidas podem fazer, então consulte um profissional antes de começar.

6 – Hidratação

O mais simples das maneiras para prevenir as estrias na gravidez é se manter hidratada também. Beba muita água ao longo do dia para manter o corpo hidratado e a pele também.

Conclusão

Esse foi um artigo gigante em que tentei resumir tudo sobre as estrias e como tratá-las. Claro que ainda tem muita coisa, mas acho que isso é o necessário para ter um bom começo. Confira o artigo sobre o tratamento caseiro para estrias que está fazendo muito sucesso na internet.