Com toda essa correria do dia-a-dia, tendo que trabalhar e cuidar de casa, sempre fica difícil ter todo o cuidado necessário para ficar com as madeixas lindas e saudáveis.

Nem todo cuidado necessário é rápido de fazer ou simples de se fazer em casa. O que dificulta bastante para nós. Foi sentindo isso na pele que eu juntei várias dicas para tratar os cabelos da forma certa.

Não importa qual o tipo de cabelo, para todos tem alguns detalhes em comum para mantê-lo saudável e hidratado.

Por Que os Cabelos Ficam Secos e Ressecados?mulher triste cabelos ressecados

Antes de tudo, você tem que saber que existem os cabelos secos e os cabelos ressecados. Eles não são a mesma coisa.

O cabelo seco é comum em quem produz pouco óleo natural (sebo) no couro cabeludo, o que deixa os fios mais secos e menos brilhantes. O cabelo fica ressecado quando entra em contato com alguns agentes, como a poluição, cloro de piscina, água do mar, exposição ao sol e agentes descolorantes. Enquanto que o cabelo seco é determinado por uma característica genética, o ressecado pode atingir tantos pessoas que tem, naturalmente, o cabelo oleoso, seco ou misto. Vai depende somente da exposição aos agentes que comentei.

De toda forma, mesmo que sejam cabelos diferentes os problemas são bem parecidos, os principais são:

  • volume fora de controle;
  • frizz;
  • fios quebradiços;
  • pouco brilho;
  • pontas duplas;
  • e fios difíceis de pentear.

Felizmente, para domar e deixar cabelos desse tipo mais bonitos e saudáveis é bem simples. Você só precisa tomar alguns cuidados básicos, como:

  • Hidratação com máscara
  • Hidratação com ampola
  • Óleos essenciais

Essas três são bem importante para cuidar bem do cabelo com produtos. Outras duas são o uso de produtos com filtro solar e também de finalizadores para o cabelo, para manter a hidratação. Outra forma também é cortando o cabelo com mais frequência, para manter os fios renovados.

A hidratação é sem dúvida o melhor tratamento para melhorar a situação dos cabelos secos e ressecados. A rotina de fazer hidratação em casa ajuda a manter a vitalidade e a beleza das madeixas, além de servir como aliada na correria do dia-a-dia.

A hidratação pode ser feita com máscara ou com ampola. A aplicação das duas é bem semelhante, a ampola é mais simples e prática. A escolha de qual produto utilizar vai do seu gosto.produtos de mascara de hidratacao do cabelo

Como Fazer Hidratação com Máscara

Quando for lavar o cabelo, é importante usar um shampoo que seja antirresíduos, pois além de limpar bem os fios ele ajuda a abrir as escamas e o hidratante trabalha melhor nos fios.

Após enxaguar, seque cuidadosamente com uma toalha para retirar o excesso de água. Passe nos fios seu creme de preferência, massageando bem. Evite aplicar diretamente no couro cabeludo.

Prenda e coloque uma touca térmica, ou envolva os fios em papel alumínio. Deixe agir conforme o tempo indicado pelo fabricante. Somente pelo tempo indicado, tá? Deixar mais tempo do que está na embalagem não hidrata mais. Depois é só enxaguar bem.

Como Fazer Hidratação com Ampola

O processo para hidratar com a ampola é o mesmo da máscara, a diferença vai estar no tempo de aplicação do produto. Algumas ampolas também podem ser aplicadas durante o banho, sem todo o procedimento de secar antes de usar.

A recomendação é fazer a hidratação a cada 15 dias, ou semanalmente, conforme a situação dos fios. Quanto mais ressecado/seco, menor deve ser o intervalo.

Usando Óleos Essenciais para Cuidar do Cabelo

Os óleos essenciais são extraídos de plantas e tem sido bastante utilizados para cuidar dos cabelos, um bastante conhecido é o óleo de rícino.

Suas aplicações são bem amplas, podem ser usados ​​para purificar o couro cabeludo, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa, por exemplo.

Alguns óleos essenciais estimulam os folículos pilosos, melhoram a circulação e ajudam no crescimento quando está lento. Os óleos essenciais também ajudam controlar a oleosidade no couro cabeludo, o que atrapalha a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios, além de influenciar no surgimento das caspas.

Você pode usar os óleos essenciais para fazer massagens capilares, adicionando ao shampoo ou nas máscaras para potencializar o tratamento.

Como Cuidar dos Cabelos Quebradiços e Danificados

A situação para quem está com o cabelo quebradiço é um pouco mais grave.

O cabelo fica quebradiço ou danificado por ter ficado tão seco ou ressecado que a estrutura não aguenta. A estrutura do fio foi afetada, seja por procedimentos químicos ou por pura falta de cuidados. Também pela exposição a muito agentes, como os que falei anteriormente.

Para evitar o efeito quebradiço, profissionais recomendam usar máscaras de tratamento à base de cremes e queratina, que ajudam a restaurar a camada externa dos fios e ainda protegem das agressões externas. Existem também os shampoos antiquebra, que fortalecem o cabelo danificado por processos químicos e evitam que ele se rompa ao meio.

Alguns Hidratantes com Queratina

Você também pode usar a queratina líquida ou ampolas à base de queratina para facilitar. É só separar uma porção de creme de acordo com o volume do seu cabelo, acrescente 10 ml (uma colher de sopa) de queratina líquida no creme e misture.

Há casos em que os cabelos quebradiços só se recuperaram por completo ao fazer um cronograma capilar. O cronograma consiste em hidratar, nutrir e reconstruir. Para isso você vai precisar de 3 tipos de máscaras capilares, cada uma com a função de hidratação, nutrição e reconstrução. Saiba mais sobre o cronograma capilar.

Nunca Mais Tenha Cabelos Ralos ou com Queda

queda de cabelo em mulheres

Encontrar vários fios de cabelo na escova nunca é uma bela visão para nós. Toda mulher morre de ciúmes do próprio cabelo. É um dos nossos primeiros pontos notados, não importa o estilo.

Uma das principais queixas relatada pelos dermatologistas é a queda de cabelo. Antes da preocupação, é necessário entender que nem sempre isto significa alguma doença do couro cabeludo ou nas madeixas. Pode simplesmente ser parte do ciclo natural, que consiste em fases de crescimento, transição, repouso e queda.

Segundo os especialistas , nós devemos nos preocupar quando acontecer alguns dos seguintes sinais:

  • um aumento na queda;
  • diminuição no volume dos cabelos;
  • afinamento dos cabelos;
  • presença de cabelos fracos e quebradiços;
  • inflamações do couro cabeludo;
  • e áreas sem cabelos.

Os motivos para o cabelo passar por essa transformação podem ser internos ou externos.

Os motivos internos podem ser de fundo emocional, fisiológico ou nutricional. A variação do humor causada pelo stress, ansiedade ou depressão podem influenciar na saúde dos fios. Outros motivos podem estar relacionados a alterações hormonais, a uma alimentação com baixo teor nutritivo, caspa e outras inflamações no couro cabeludo.

Os motivos externos estão relacionados as agressões físicas ao cabelo, como a exposição prolongada ao sol, presença de poluição, o desgaste natural das lavagens e secagens do cabelos, chapinhas, alguns alisamentos e outras agressões químicas.

O que fazer para ter um cabelo volumoso e saudável?

Claro que não é uma resposta definitiva e milagrosa, já que vai depender do problema que pode estar causando a queda ou enfraquecimento dos fios.

Dessa forma, a primeira coisa é identificar a causa. É bem óbvia, mas é assim que tem que ser. Na maioria das vezes o motivo da queda está relacionada a falta de nutrientes para o cabelo. O motivo pode ser uma alimentação não muito saudável, o que causa essa deficiência.vitaminas para um cabelo saudavel

Principais Vitaminas para o Cabelo

São várias as vitaminas essenciais para um cabelo saudável, aqui vai uma lista de algumas das principais que você pode encontrar nos alimentos e também em suplementos naturais.

Vitamina A 

A vitamina A auxilia na produção de óleo pelo couro cabeludo. Cenoura, batata doce e bife de fígado são exemplos de alimentos ricos em vitamina A, que devem ser inclusos em uma dieta equilibrada.

Vitaminas do complexo B

A vitamina B12 pode ser responsável pela perda de cabelo por si só, simplesmente devido a uma deficiência. Peixes, carnes, ovos, queijo e leite são exemplos de alimentos ricos em vitamina B12. Para a melhor absorção dessa consuma também alimentos ricos em vitamina C.

A vitamina B6 ajuda na coloração do cabelo e tem um papel importante na criação de niacina, que é necessária para uma circulação saudável. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem a banana, carnes, fígado, rim, vegetais verdes (couve ou espinafre), cereais e ovos.

A vitamina B3, também conhecido como niacina, é usada para reduzir o colesterol no couro cabeludo, que quando muito elevado inibe o crescimento dos cabelos. É também essencial para a circulação de sangue saudável para o corpo e couro cabeludo. Carne, fígado, frutas secas e peixes são exemplos de fontes ricas em vitamina B3.

Biotina

Biotina merece menção especial. Ela promove o crescimento do cabelo e é fundamental para manter o cabelo hidratado. Você pode encontra a biotina em alimentos como acelga, cenoura, oleaginosas (nozes, amêndoas, amendoim), ovos e frutas vermelhas (morangos, framboesas, mirtilos). Também pode usar suplementos vitamínicos para o cabelo.

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante natural e ajuda a manter o cabelo saudável. Ela ajuda na síntese de colágeno e é prontamente disponível na dieta, em fontes ricas, tais como frutas, legumes e verduras.

Vitamina D para os cabelos

A queda do cabelo e a vitamina D tem uma relação muito próxima. Ela ajuda na criação de novos folículos pilosos, ou seja, os poros onde os fios de cabelo crescem. Além disso pode evitar a calvície causada por folículos que entram em estado de dormência frequentemente. A deficiência de vitamina D pode causar unhas quebradiças e queda dos cabelos.

A vitamina E

A vitamina E é vital para a circulação do couro cabeludo e regeneração celular, ambos necessários para o crescimento do cabelo.

Quando o motivo é emocional…

…o certo é procurar um profissional para ajudar a identificar e tratar da forma correta. Algumas dicas que posso te dar são as comuns: faça exercícios, procure dormir o suficiente e se alimente corretamente.

Quer proporcionar brilho aos cabelos?

A melhor maneira de deixar seus fios brilhantes é fazer um banho de brilho. Para o banho de brilho você vai precisar de tinta ou tonalizante da mesma cor do seu cabelo, máscara capilar e, caso prefira, bepantol líquido.

Aqui vai uma receitinha bem simples que você pode utilizar para clarear seu cabelo em casa, mesmo.

Comece colocando em um potinho:

  • uma colher de sopa (bem cheia de creme hidratante, de preferência de cor branca);
  • uma colher se sopa de tinta ou tonalizante (pronta)
  • e uma tampinha de bepantol líquido.

Misture tudo muito bem.

Passe nos fios, mecha por mecha, da raiz às pontas. Envolva a cabeça em um plástico. Deixe agir por uns quinze minutos.
Depois lave os cabelos normalmente, de preferência com um produto bem hidratante. Enxágue muito bem.brilho no cabelo com bepantol

Como Tratar os Cabelos com Luzes?

Quem tem cabelos loiros ou faz luzes deve usar um shampoo tonalizante, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.

Isso porque cabelos descoloridos acabam puxando para o tom amarelado. O shampoo tonalizante ajuda a deixar o tom do loiro mais natural. O uso de tonalizantes com um fundo cinza neutraliza o amarelo.

As opções de tonalizantes são várias e vai ser de acordo com a tonalidade do teu cabelo.

Dicas Para Cuidar bem dos Cabelos Castigados pelo Calor

Usar filtros solares também é de muita importância, já que formam uma película protetora ao redor dos fios, e intercala a aplicação de máscaras de hidratação e de restauração.

O sol não é o única variável que castiga o cabelo, o alisamento sem cuidado também maltrata bastante.

Durante o alisamento, as cutículas são abertas drasticamente para a química penetrar nos fios.

Por isso, sempre use as máscaras hidratantes, nutritivas ou reconstrutoras. Associe a máscara com o condicionador sempre que lavar os cabelos. Também sempre use os cremes de pentear ricos em aminoácidos e manteiga de karité para ajudar a selar a hidratação dentro dos fios.

Outro bom recurso para manter os cuidados com o cabelo alisado é recorrer aos óleos capilares, que ajuda a recompor a composição original do fio.

Qual o seu melhor método?

Comente aqui embaixo quais desses métodos você usa para cuidar do seu cabelo e quais os outros que você usa que te ajudam a ficar com o cabelo lindo!